A origem da vida
A partir de agora vamos falar sobre nosso objeto de estudo, os seres vivos! Para entender como a vida na terra precisamos lembrar de como tudo começou.
O nosso planeta se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos. Inicialmente, toda sua superfície era de magma quente. A partir do momento em que o magma começou a resfriar apareceram as primeiras rochas, as magmáticas (Assunto para outro post), entretanto, as rochas mais antigas que se encontram datam de aproximadamente 3,9 bilhões de anos e nelas ainda não foram encontrados resquícios de existência de vida.
Para melhor didática foram divididos em 4 eras, Pré cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Na Primeira a Terra está começando a se modificar, o magma está se resfriando formando assim as primeiras rochas, acontecem também as primeiras chuvas torrenciais. Na paleozoica (há 600 milhões de anos), ocorre o surgimento dos primeiros anfíbios e répteis, nesta era a vegetação avança sobre a terra firme e os peixes aumentam de quantidade. A era Mesozoica aconteceu há 150 milhões de anos e é bem conhecida pelo surgimento das primeiras aves e a separação do continente Gondwana. Por fim a Cenozoica (70 milhões de anos), nela aparecem os primeiros hominídeos e acontecem as últimas glaciações, se forma então a Era dos mamíferos.
Existem também outras hipóteses sobre a origem da vida:
Origem extraterrestre (Panspermia)
Os seres vivos não se originaram na terra, mas em outros planetas e foram trazidos para cá por meteoritos que caíram em nosso planeta. Esta hipótese não esclarece muita coisa, pois se a vida não se formou na terra, como é que a vida se formara em outro planeta? E voltamos a etapa zero, até que os cientistas recentemente encontraram em meteoritos que caíram na terra moléculas orgânicas, indicando que a formação destas moléculas no universo é comum, indiciando que pode haver vida fora da terra.
Origem por criação divina (Criacionismo)
Essa é a teoria mais antiga sobre a origem da vida pelo forte cunho religioso, e até hoje é aceita por várias religiões. Esta hipótese acredita que os seres foram criados por uma entidade divina, que criou um por um os seres e desde então não houve evolução ao longo do tempo, isso se chama imutabilidade de espécies.
Origem por evolução química
Afirmam os cientistas que a vida deve ter surgido a partir da matéria inanimada, com associações entre as moléculas inorgânicas e orgânicas, isso formou substancias
complexas. Essa hipótese foi inicialmente levantada por Oparim e Haldane no qual falaremos mais a frente.