top of page

Biogênese X Abiogênese


Até o século XIX os cientistas da época acreditavam que os seres vivos eram gerados de modo espontâneo, isso acontecia a partir da matéria bruta. Acreditavam, por exemplo, que sapos, cobras e outros répteis surgiam a partir do lodo dos rios e lagos. Essa interpretação ficou chamada de hipótese da geração espontânea, ou, abiogênese. Desde então muitos cientistas começaram a contestar esta ideia, até porque, como é que o ser humano surgiria da matéria bruta?



BIOGENESE X ABIOGENESE

Pois bem, foram muitos os cientistas que contestaram a ideia da abiogênese, para eles esta hipótese não possuía fundamento e por isso vieram uma cadeia de experimentos para confrontá-la.

Em 1668, Francesco Redi teve a ideia de investigar o surgimento de vermes a partir de corpos em decomposição. A primeiro momento ele observou que moscas são atraídas por corpos em decomposição e por consequência colocavam seus ovos ali. Quando esses ovos eclodiam apareciam larvas que futuramente se transformavam em moscas. Concluiu então que os vermes que apareciam no produto em decomposição não surgem espontaneamente mas são resultado dos ovos eclodidos de moscas.

Para testar sua hipótese, Redi preparou o seguinte experimento: em frascos colocou pedaços de carne crua, em alguns fracos ele colocou uma gaze por cima, em outros não. Para rebater a abiogênese ele observou que nos potes fechados não houve o surgimento de larvas, mas em contrapartida no pote aberto moscas foram atraídas depositando seus ovos. Isso comprovou a hipótese de Redi que não surgem larvas a partir de orgânicos em decomposição.


A hipótese de Redi reforçou a ideia da biogênese até o descobrimento dos seres microscópicos, foi então que parte dos cientistas voltaram a levar em conta a abiogênese. Parte dos cientistas acreditavam que esses seres microscópicos surgiam a partir de “sementes” presentes em todo o lugar, e quando achavam um ambiente propicio eles proliferavam.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page