Composição química das celulas
Substâncias Orgânicas:
Proteínas: Estão presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e são indispensáveis para o metabolismo do organismo. São as proteínas que formam as enzimas*, substâncias que agem como catalisadores biológicos.
*As enzimas são substâncias naturais (orgânicas) envolvidas em todos os processos bioquímicos que ocorrem nas células vivas. São proteínas e, portanto, consistem em cadeias de aminoácidos unidas por ligações peptídicas. Servem para catalisar reações bioquímicas, o que significa que aumentam a velocidade da reação bioquímica sem se deixar afetar pela reação propriamente dita.
Carboidratos (Glicídios ou Açúcares): São substâncias responsáveis por dar energias ás células e ao organismo. Estão classificadas em três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
Vitaminas: Podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídeos). São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, sua falta pode causar doenças. As vitaminas são adquiridas por meio de uma alimentação variada.
Lipídeos: São substâncias insolúveis em água. Podem fornecer energia ás células na eventual falta de glicídios, pois os lipídeos armazenam energia. Alguns tipos de lipídeos participam da composição das membranas celulares e facilitam determinadas reações químicas no organismo dos seres vivos. Nos animais endodérmicos, os lipídeos atuam como isolantes térmicos.
Ácidos Nucleicos: DNA E RNA.
Substâncias Inorgânicas:
Sais minerais: São formados por íons e suas principais funções são: formas o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos. Sua falta pode afetar o metabolismo e levas à morte.
Água: Substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso é classificada como solvente universal. No corpo humano representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo.